OITENTA E CINCO PORCENTO: Como parei de fumar após 15 anos sendo tabagista

terça-feira, 19 de outubro de 2021

                                                                                                    Imagem: Pexels

Essa é a taxa de sucesso do programa Inspirar, disponível gratuitamente para beneficiários Unimed Cuiabá que são tabagistas e querem parar de fumar.

Um programa que dura 4 meses, com uma equipe multidisciplinar que conta com médico, enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e educadores físicos.

Me peguei pensando se eu seria um dos 85% ou um dos 15% que não consegue parar. De uma forma ou outra, entrarei nas estatísticas.

Passei pela primeira semana (que é a mais f*d*d* de todas) e consegui chegar a incrível marca dos 15 dias, o que para quem fuma é muito difícil.

Depois disso foram escorregadas atrás de outras. Um cigarro aqui em um dia, dois ali em outro e me vi com uma latinha de cerveja na mão tocando o f*d*ss*.

Resolvi (na verdade eles me ligaram porque meu psiquiatra me indicou para o programa) entrar no programa no momento mais punk da minha vida que envolve, um tabagista na minha casa que a cada meia hora acende seu cigarro e também uma mudança que por várias razões (entre elas, não conseguir bancar um canto para mim agora) tive de aceitar.

E todas essas coisas ao mesmo tempo causam muita tensão e nessas horas tudo que quero é buscar uma calmaria, uma forma de alívio, adivinhem onde?

Na primeira sessão de terapia eu disse que o “cici” mantinha o leão (ou o capeta) enjaulado e por muito tempo essa foi a minha desculpa!

Quando tentei largar sozinha, tive tantas reações físicas: tremedeira, falta de ar, achar que ia morrer, vontade de morrer que achei que NUNCA conseguiria.

Mas passei pela primeira semana e isso para mim é uma vitória que nem conseguiria imaginar!

Tô vacilando, tô vacilando, mas no fundo eu sei que vou conseguir entrar nos 85%, porque o mais difícil consegui passar.

Vai ser meio bambeando? Falhando aqui e ali, vai. Mas tenho uma certeza dentro de mim que vai dar certo.

E o tabagista que hoje habita meu cotidiano não ficará conosco para sempre e logo não serei tentada a dar essas “escapadas”.

Como hoje que estava de boa lavando uma roupa na mão, tomando uma breja, ouvindo música e virei para o lado e o maço estava ali. PQP assim fica foda! Mas tirando essa situação, tenho a certeza que vou conseguir!

Se for depois que encerrar o programa, tudo bem, mas tenho essa sensação dentro de mim que vai dar certo! Mesmo com as eventuais escorregadas, porque é meu desejo mais profundo e pela primeira vez na vida estou forçando a minha força de vontade a agir por alguma coisa.

Vai que dá e se puderem e quiserem, orem e torçam por mim.

Esse texto foi escrito em 17.04.2021, mas nunca foi publicado.

Corta para outubro de 2021, mês do meu aniversário e a data de 13.10.2021 que completei 6 meses sem fumar muito feliz de fazer parte dos 85%!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário